Capacitação em empreendedorismo apoiará negócios de famílias e moradores do entorno do Campus Arandu

Trabalhadores, familiares e moradores vizinhos à obra receberão capacitação em gestão e marketing para criar ou fortalecer seus próprios negócios

Estudante da UNILA apresenta projeto de geração de renda para operários do Campus Arandu. Foto: Arquivo pessoal

O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), escritório da ONU especializado em infraestrutura, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), selecionou cinco projetos de extensão para promover a execução de ações integradas no contexto da retomada das obras do Campus Arandu. O projeto “Desenvolvimento do Potencial Empreendedor Local” tem como objetivo central apoiar trabalhadores, familiares e moradores dos bairros vizinhos na criação e aprimoramento de seus próprios negócios, incentivando a geração de renda e a autonomia financeira.  

A iniciativa oferece cursos, workshops e assessoria prática para fortalecer competências em gestão, planejamento e marketing. O projeto busca transformar ideias em oportunidades reais, conectando o conhecimento técnico da universidade com as necessidades específicas da comunidade. Além de promover o desenvolvimento econômico, a proposta valoriza o trabalho coletivo e o fortalecimento das redes locais de apoio, consolidando-se como um espaço de diálogo para o progresso social da região.  

A coordenadora do projeto e professora de Engenharia Química, Katya Regina de Freitas Zara, ressalta que a rotina exigida pelo UNOPS, que inclui cumprimento rigoroso de cronogramas e realização de cursos de capacitação, prepara os bolsistas para o mercado de trabalho. “Percebo que a experiência proporciona vivências que os alunos teriam no ambiente de trabalho de grandes empresas”, observa.

O contato direto com os moradores têm gerado resultados motivadores e emocionantes para a equipe. “Tive uma conversa muito sincera com um senhor que tem vontade de ter um negócio mas não sabe como começar. Quando disse que íamos ajudá-lo, ele se encheu de esperança. Acredito que esse é o resultado do nosso projeto, fazer as pessoas voltarem a sonhar”, comemora o estudante do curso de Engenharia de Energia da UNILA e bolsista do projeto, Macson Leal. 

Parceria UNILA/UNOPS leva capacitação em gestão e marketing para dentro da construção civil. Foto: Arquivo pessoal

A troca de experiências com a comunidade também fortalece a formação acadêmica dos estudantes envolvidos. “O contato com os empreendedores locais permite aprender muito sobre o funcionamento das feirinhas e sobre o processo de abertura de um empreendimento”, afirma a aluna de Engenharia Química na UNILA e bolsista, Nadia Villanueva Pereira. “Esse registro e essa troca de experiências fortalecem a memória do Campus Arandu e deixam um legado para futuros projetos e iniciativas empreendedoras”, finaliza. 

Sobre o programa de extensão

Os projetos de extensão desenvolvidos no Campus Arandu são financiados pela Itaipu Binacional no âmbito do acordo de cooperação internacional entre a binacional e o UNOPS para a retomada das obras do novo campus. No segundo semestre de 2026 ainda será publicada uma nova chamada para seleção de projetos, com 10 novas bolsas ofertadas para alunos da UNILA.

Conheça os outros projetos:

Compartilhe esse conteúdo: