Livro infantil conta a história de Oscar Niemeyer e do projeto do novo Campus Arandu da UNILA

Iniciativa faz parte do programa de extensão coordenado pelo UNOPS em parceria com a Proex/UNILA e busca fortalecer a memória institucional do novo campus

Prévia de uma das ilustrações desenvolvidas pelos bolsistas do projeto. Créditos: Arquivo pessoal

O projeto de extensão “Oscar e a UNILA” integra as ações desenvolvidas no contexto da retomada das obras do Campus Arandu, e consiste na criação gráfica e na produção editorial de um livro infantil voltado a apresentar, de forma acessível, a história e o legado da obra do arquiteto Oscar Niemeyer. Este é um dos cinco projetos de extensão selecionados pelo Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), escritório da ONU especializado em infraestrutura, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

O processo de desenvolvimento do livro envolve uma abordagem multidisciplinar, desde a pesquisa histórica até oficinas criativas e roteirização para crianças, com o objetivo de inserir o novo campus no imaginário da comunidade e fortalecer a memória institucional do Campus Arandu. “Geralmente, na extensão, a experiência dos bolsistas é voltada à relação orientador e bolsistas, e a oportunidade de desenvolver a ação junto ao UNOPS profissionaliza a atuação dos estudantes, contribuindo para sua formação”, explica Michele Dacas, chefe da secretaria de comunicação social da UNILA e responsável pelo projeto.

Para a equipe, a iniciativa conecta a universidade à população vizinha. “Nosso projeto caminha junto com a missão da UNILA de democratizar o acesso ao conhecimento científico, instigando as crianças da comunidade ao redor da UNILA a enxergarem a universidade como um caminho possível”, afirma a bolsista do curso de História da UNILA Kau Galvão Moreira dos Santos.  

Registro da equipe do projeto durante visita no canteiro de obras do Campus Arandu. Foto: Arquivo pessoal

A vivência prática no canteiro também transformou a visão dos estudantes sobre o espaço. “No âmbito pessoal, aprendi a olhar o campus não apenas como um conjunto de edifícios, mas como um espaço vivo, carregado de significados para a população lindeira”, relata Mateus Degasperi Ieker, bolsista egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNILA. “Dedicar este livro às crianças é também dizer a elas que este espaço é delas”, completa. 

Sobre o programa de extensão

Os projetos de extensão desenvolvidos no Campus Arandu são financiados pela Itaipu Binacional no âmbito do acordo de cooperação internacional entre a binacional e o UNOPS para a retomada das obras do novo campus. No segundo semestre de 2026 ainda será publicada uma nova chamada para seleção de projetos, com 10 novas bolsas ofertadas para alunos da UNILA.

Conheça os outros projetos:

Compartilhe esse conteúdo: