Projetos vão fortalecer ações de infraestrutura, comunicação e diversidade durante a execução da obra do novo campus

Chegou ao fim o processo de seleção das propostas de Ações Integradas de Extensão no âmbito da construção do novo Campus Arandu. A iniciativa, construída pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), através da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), em parceria com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), tem como objetivo fortalecer a relação entre a universidade e a sociedade por meio de ações que dialogam diretamente com a execução da obra.
No total, foram recebidas 12 propostas, distribuídas entre três eixos temáticos principais: seis (6) na área de infraestrutura e organização de canteiro de obras; três (3) na linha de comunicação e memória; e três (3) no eixo de gênero, diversidade e inclusão social.
Após um criterioso processo de avaliação, que levou em conta aspectos como pertinência temática, viabilidade técnica e operacional e relação com a obra do Campus Arandu, foram aprovadas cinco propostas, distribuídas entre os três eixos principais da seguinte forma:
Eixo 1: Infraestrutura e organização de canteiro de obras
– Gestão Sustentável de Resíduos da Construção Civil: Aplicação do PGRCC e Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis no Campus Arandu da UNILA
Eixo 2: Comunicação e memória
– Modelação Arquitetônica e Paisagística do Campus Unila Arandu
– O Oscar e a UNILA: Livreto Infantil sobre o arquiteto e a obra do campus arandu
Eixo 3: Gênero, diversidade e inclusão social
– Rede de escuta e diálogo feminista
– Desenvolvimento do potencial empreendedor local
Foram priorizadas iniciativas com potencial de impacto social e de articulação com a comunidade local que deverão ser desenvolvidas ao longo dos próximos seis meses com possibilidade de extensão para um ano.
Para apoiar a execução dos projetos selecionados, serão disponibilizadas 10 bolsas para estudantes da UNILA, sendo duas bolsas vinculadas a cada um dos cinco projetos aprovados.
Os/as proponentes das propostas aprovadas receberão orientações sobre os procedimentos necessários para a formalização dos projetos, incluindo os processos relacionados à seleção de bolsistas e ao registro no sistema SIGAA através da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX).