UNILA e UNOPS convidam docentes para reunião sobre ações de extensão ligadas ao Campus Arandu

Visita de comitiva internacional durante o 6º Encontro Latino-Americano de Arquitetura Comunitária (ELAC). Foto: Aline Czezacki/UNOPS

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) convidam docentes para participarem da discussão sobre uma proposta coletiva de Ações Integradas de Extensão no âmbito da construção do novo Campus Arandu.

Será realizada uma reunião de orientação preliminar para a elaboração dos projetos em dois dias alternativos para ampliar a chance de participação dos/as docentes: uma no dia 1º de abril e outra no dia 4 de abril, as duas serão às 16h30, na Sala C-123 do prédio do Campus Jardim Universitário. Interessados devem confirmar presença pelo e-mail proex@unila.edu.br.

O objetivo é fortalecer a relação entre a universidade e a sociedade, atendendo a demandas identificadas pela UNILA e pelo UNOPS. Os projetos enviados poderão concorrer às vagas oferecidas pelo UNOPS, segundo critérios estabelecidos pela instituição. Serão disponibilizadas 10 vagas para estudantes da UNILA.

As ações contemplam três eixos principais:

  1. Infraestrutura e organização de canteiro de obras: Saúde e segurança no trabalho; gestão de resíduos; energia sustentável; controle de qualidade; uso de materiais alternativos na construção civil; análise de eficiência de estruturas sustentáveis; sistema de captação e reutilização de água pluvial; desenvolvimento de sistema fotovoltaico inteligente; além de capacitações de mão de obra dentre outros correlatos; reuso e aproveitamento de resíduos orgânicos.
  2. Comunicação e memória: Comunicação estratégica considerando atores sociais e políticos locais e a população em geral de Foz do Iguaçu e região, além de outras atividades relacionadas à memória, como produção de materiais (livro infantil, maquete do campus, jogos lúdicos, etc.) sobre o Campus Arandu e o projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer, considerando a construção do campus e sua constituição enquanto patrimônio cultural, social e histórico.
  3. Gênero, Diversidade e Inclusão social: promoção da diversidade, inclusão social e emprego decente, prevenção de conflitos, discriminações e violências; articulação de parcerias e mobilização de mão de obra de grupos prioritários em Foz do Iguaçu e região.

Toda a comunidade acadêmica está convidada a participar e fazer parte da construção da proposta. Dúvidas podem ser esclarecidas também pelo e-mail proex@unila.edu.br.

Compartilhe esse conteúdo: