Realidade virtual reforça a segurança nas obras do Campus Arandu

Parceria entre UNOPS e Ludus Global permite que trabalhadoras e trabalhadores vivenciem cenários realistas de emergência. Foto: Pauline Madureira/UNOPS

A tecnologia tem se tornado uma aliada para garantir a segurança e o bem-estar das pessoas que trabalham nas obras do Campus Arandu da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Semanalmente, são realizados treinamentos com o uso de realidade virtual sobre temas como primeiros socorros, percepção de riscos e brigada de incêndio, como parte das atividades de saúde, segurança, meio ambiente e social (na sigla em inglês, HSSE) do UNOPS, escritório da ONU especializado em infraestrutura. Mais de 100 trabalhadores e trabalhadoras já passaram pelo treinamento nas obras do novo campus.

Há pouco mais de um ano, o UNOPS iniciou a implementação do uso da realidade virtual para treinar equipes em situações críticas de forma segura e controlada, permitindo que os trabalhadores vivenciem cenários realistas de emergência sem se expor a riscos reais. Neste contexto, a América Latina e o Caribe têm sido pioneira na implementação da parceria com a Ludus Global, empresa especializada em formações imersivas em segurança, saúde e meio ambiente.

Para o especialista regional do UNOPS em HSSE para a América Latina e o Caribe, Ricardo Ahumada, essa imersão contribui para melhorar a percepção dos perigos no ambiente de trabalho e reduzir o estresse diante de situações de emergência. “Em um canteiro de obras, fortalecer a preparação para a tomada de decisão no dia a dia é fundamental.

Entre os cenários reais estão combate à incêndio e primeiros socorros. Foto: Pauline Madureira/UNOPS

Uma decisão acertada em apenas alguns segundos pode ser definitiva para salvar vidas, e a tecnologia tem sido uma excelente aliada para preparar trabalhadores e trabalhadoras frente a essas situações”, destacou.

Além de simulações voltadas à prevenção e resposta a emergências, a tecnologia também é utilizada nos treinamentos para combate a incêndios, evacuação e percepção de riscos. As dinâmicas permitem que os participantes pratiquem ações de mitigação e protocolos de segurança, que depois são discutidos e aperfeiçoados durante as integrações e capacitações de HSSE.

Todos os anos, aproximadamente 2.6 milhões de mortes relacionadas a acidentes no trabalho ocorrem em todo o mundo. Para evitar ocorrências, o UNOPS trabalha com a perspectiva de segurança de Zero Acidentes, uma campanha que busca garantir que as pessoas não adoeçam ou sofram lesões como resultado do desempenho de suas funções.

“Trazer esta tecnologia para o canteiro do Campus Arandu é muito importante e está alinhado ao compromisso do UNOPS de alcançar a meta de Zero Acidentes durante todo o período de conclusão das obras. Com essa iniciativa, o projeto incorpora inovação e tecnologia como pilares da segurança no trabalho para uma obra mais segura, eficiente e sustentável”, concluiu o gerente do projeto no UNOPS Rafael Esposel.

Compartilhe esse conteúdo: