Missão e valores

Como um organismo das Nações Unidas, o UNOPS – responsável pela conclusão das obras do campus Arandu – está comprometido com o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

A missão do UNOPS é ajudar as pessoas a construírem vidas melhores e os países a alcançarem a paz e o desenvolvimento sustentável. Nossa visão é um mundo em que as pessoas possam levar uma vida plena graças à infraestrutura adequada, sustentável e resiliente, bem como ao uso eficiente e transparente de recursos públicos em compras e gerenciamento de projetos. Para alcançar este objetivo, o UNOPS atua em duas frentes principais. Saiba mais:

Gênero, Diversidade e Inclusão (GDI)

A igualdade de gênero, a diversidade e a inclusão social são temas transversais e estratégicos para que o UNOPS alcance a sua missão, contribuindo para a promoção de comunidades mais seguras, mais estáveis ​​e justas para todas as pessoas. Para isso, as iniciativas conduzidas pelo UNOPS buscam promover oportunidades equitativas para todos os indivíduos, independentemente da idade, sexo, raça, etnia, orientação sexual, identidade de gênero, deficiência, religião, língua, nacionalidade, status migratório ou condição socioeconômica.

Em projetos de Infraestrutura, como a construção do campus da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA), em Foz Iguaçu, os aspectos de GDI são fundamentais para que o novo campus corresponda à vocação de integração dos povos latino-americanos em toda sua diversidade, social, cultural e linguística.

Para garantir a incorporação dos critérios de GDI, seguimos diretrizes como:

  • Realização de processos de escuta junto à UNILA sobre como incorporar a perspectiva de GDI no processo de revisão e adaptação do projeto arquitetônico.
  • Promoção da diversidade, inclusão social e emprego decente, por meio de critérios de GDI nos termos de referência para a constituição de toda a força de trabalho do projeto (no pessoal Interno do UNOPS e das empresas contratadas).
  • Inclusão de aspectos de GDI em todos os processos de aquisições.
  • Inclusão de critérios de GDI, especialmente aqueles relacionados à política de prevenção de violência sexual do UNOPS, nos termos de referência de execução e de fiscalização da obra;
  • Utilização de princípios de comunicação com enfoque em Direitos Humanos.

 

Saúde, Segurança, Social e Ambiental (HSSE)

Para o UNOPS, os aspectos de segurança, saúde, social e ambiental (HSSE, na sigla em inglês) são fundamentais, por isso, existem medidas estabelecidas para garantir a saúde, a segurança e o bem-estar de todos os indivíduos envolvidos em suas atividades e instalações. Isso inclui o pessoal do UNOPS, parceiros, fornecedores, prestadores de serviços, contratados, visitantes, comunidade e quaisquer outras partes afetadas.

Na gestão de atividades e instalações, o UNOPS adota um sistema de defesa dos direitos centrado nas pessoas, promovendo a participação ativa e incluindo grupos desfavorecidos, não deixando ninguém para trás. O UNOPS também promove a sustentabilidade ambiental e a resiliência, prevenindo e lidando sistematicamente com impactos negativos sobre o ambiente.

Para atender aos objetivos de seu sistema de gestão de saúde e segurança do UNOPS busca:

  • Criar e manter um ambiente de trabalho seguro e saudável em todo o trabalho, identificando sistematicamente os perigos e riscos associados às suas atividades e implementando medidas para controlar esses riscos.
  • Criar e manter condições de trabalho seguras e saudáveis em todo o trabalho, tomando medidas razoáveis para manter instalações, equipamentos e sistemas de trabalho seguros, para prevenir e tratar de danos pessoais, doenças e danos à propriedade.
  • Garantir que os trabalhadores tenham consciência e conhecimento adequado, qualificação, habilidades, experiência e cultura de segurança para um trabalho seguro.
  • Garantir que eventuais incidentes sejam reportados, com causas investigadas e implementação de ações para evitar que se repitam.
  • Garantir a existência de processos para a medição de desempenho em saúde e segurança das unidades de trabalho e a resolução de problemas de desempenho onde eles existem.
  • Criar medidas para garantir que as comunidades nos locais onde o UNOPS executa seus projetos não sejam prejudicadas como resultado dessas atividades.
  • Garantir que os recursos adequados para satisfazer os requisitos da política de HSSE sejam incluídos nos acordos de financiamento de projetos com parceiros e em contratos com prestadores de serviços.
  • Garantir que contratadas, prestadores de serviços e entidades diretamente supervisionadas pelo UNOPS adotem boas práticas e visem elevar o seus padrões de trabalho.