Visita aconteceu durante agenda da ministra Gleisi Hoffmann em Foz do Iguaçu

A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI-PR), Gleisi Hoffmann, visitou, na última sexta-feira (25), o canteiro de obras do novo Campus Arandu da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), em Foz do Iguaçu (PR), onde conversou com técnicos sobre o planejamento da retomada e finalização do projeto.
O novo campus, projetado por Oscar Niemeyer — um dos maiores arquitetos da história do Brasil — representa um marco para a educação pública e para a integração regional, inclusão e internacionalização do ensino superior público e gratuito. O campus terá capacidade para receber até 10 mil estudantes de diferentes nacionalidades, incluindo migrantes, refugiados e indígenas, reafirmando o compromisso da UNILA com a diversidade e os direitos humanos.
Viabilizada por meio de um acordo de cooperação entre o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), a Itaipu Binacional e o Ministério da Educação, a retomada das obras marca uma nova fase no projeto, que havia sido interrompido em 2014. Na retomada, serão finalizados o bloco de salas de aula, o prédio administrativo e o edifício que abrigará a biblioteca e o restaurante universitário.
Durante a visita, a ministra destacou o compromisso do governo federal com o avanço da educação para a integração regional. “É muito bom ver a retomada das obras de uma instituição como a UNILA, que é uma referência não só para o Brasil, mas para toda a América Latina no âmbito da educação. E a retomada, determinada pelo presidente Lula junto com a Itaipu e com a Universidade, mostra que é um empreendimento que vai fazer a diferença para o desenvolvimento dos nossos povos na região”, afirmou Gleisi Hoffmann.
As atividades em andamento no canteiro de obras incluem a limpeza do terreno, o reparo no cercamento, além de medidas de segurança como a instalação de elevador cremalheira e linhas de vida para a proteção dos trabalhadores. As obras foram retomadas neste ano, após o encerramento do processo licitatório conduzido pelo UNOPS, no qual foram contratados o consórcio MPD e Ankara UNILA (formado pelas empresas MPD Engenharia e Ankara Engenharia) para realizar a execução da obra, e o consórcio Nerkpe (composto por Nova Engevix, Prisma Consultoria e RK Engenharia) para a fiscalização.
No início de junho, o ministro da Educação, Camilo Santana, também esteve em Foz do Iguaçu para participar da cerimônia de lançamento da pedra fundamental do novo campus. Com a presença de autoridades federais, representantes da ONU e da comunidade acadêmica, o evento celebrou não apenas a continuidade das obras, mas a reafirmação do projeto como símbolo de integração, justiça social e desenvolvimento regional.