Especialista da ONU/UNOPS avalia padrões de segurança na retomada das obras do Campus Arandu

Atividade realizada pelo UNOPS envolveu trabalhadores e empresas responsáveis pela execução e fiscalização da obra

No centro, Ricardo Ahumada, na obra do Campus Arandu. Imagem: Pauline Madureira/UNOPS.

Entre os dias 18 e 22 de agosto, Ricardo Ahumada, especialista internacional para temas de saúde, segurança, social e meio ambiente (HSSE, na sigla em inglês), do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) para a América Latina e o Caribe, visitou as obras do Campus Arandu, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), em Foz do Iguaçu (PR). Na visita, Ahumada conheceu a planta da obra, a equipe de segurança dos consórcios responsáveis pela retomada, e auditou se os setores técnicos estavam trabalhando de maneira correta e segura, a fim de analisar e verificar as conformidades de segurança e saúde.

“A missão teve como objetivo fortalecer a segurança e a sustentabilidade nas obras, garantindo o bem-estar das pessoas envolvidas. Os resultados foram muito positivos, pois consolidamos processos de controle para atividades críticas e ampliamos o uso de boas práticas de segurança. Esses avanços reforçam o compromisso da UNOPS em promover infraestrutura segura e responsável”, destacou Ahumada.

Durante a visita, além das auditorias na planta, Ahumada realizou, junto às equipes técnicas de fiscalização e construção, uma reunião de produção e segurança para avaliar os planejamentos das próximas etapas da obra. Como gestor do projeto, o UNOPS atua de forma integrada, combinando análise de riscos, acompanhamento técnico em campo, protocolos de monitoramento e auditorias. Este trabalho é realizado em parceria com a UNILA e com a Itaipu Binacional, visando garantir que as normas de segurança e saúde sigam os mais altos níveis de padrão internacionais e nacionais.

Trabalhadores na obra do Campus Arandu. Foto: Aline Czezacki/UNOPS.

Para Nicholas Brito Alonso, associado de saúde e segurança ocupacional no projeto do Campus Arandu, a visita de Ahumada foi oportuna e necessária para o andamento seguro da obra, uma vez que ele pode presenciar a execução de todos os protocolos que estão sendo seguidos para a segurança, sustentabilidade e bem-estar dos trabalhadores na obra.

Ao fim da visita, o especialista internacional entregou um relatório destacando de forma positiva o trabalho de HSSE realizado no canteiro, indicando que as medidas adotadas fomentam uma cultura de segurança “Meta Zero”, de zero acidentes durante a obra, de gerenciamento de riscos, de aplicação de normas internacionais e brasileiras, de igualdade de oportunidades e prevenção de assédio.

Compartilhe esse conteúdo: