Jair Valera, que trabalhou na concepção do projeto original em 2008, esteve em Foz do Iguaçu e visitou o canteiro para acompanhar avanços do projeto

O arquiteto Jair Valera, projetista que trabalhou na equipe do arquiteto Oscar Niemeyer, esteve em Foz do Iguaçu nesta sexta-feira, dia 25, e visitou o canteiro de obras do Campus Arandu da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) para acompanhar o andamento da retomada das obras. Desde o início do projeto, ele atua junto ao UNOPS, agência da ONU especializada em infraestrutura, para revisar normas técnicas e adaptar os projetos executivos do campus conforme demandas feitas pela comunidade acadêmica.
“Eu fiquei impressionado com o avanço do canteiro de obras. Vim aqui há um tempo atrás, quando ainda não tinha nada, e agora a visão é outra. O prédio da sala de aulas está avançando muito rápido, com concretagem e protensão. Estou muito otimista que tudo vai ocorrer muito bem e dentro do previsto”, disse Jair.
Durante a visita no canteiro, Valera foi recebido pela equipe técnica do UNOPS, que apresentaram o mock up da pele de vidro do restaurante universitário, o mesmo vidro que fará o revestimento dos demais prédios conforme o projeto original. O material foi pensado para garantir um bom aproveitamento de luz natural e diminuir a necessidade de iluminação artificial durante o dia, além de um isolamento termoacústico, que reduz calor e ruído externo.
“Receber o Jair para acompanhar os avanços na obra, e apresentar o vidro para que ele possa avaliar, é muito importante. Essa é a materialização de uma ideia concebida por ele e por Niemeyer há mais de 10 anos, e queremos garantir que a execução seja adequada ao que eles sonharam em ver pronto um dia”, destacou o gerente de projetos do UNOPS Rafael Esposel.

Em seguida, o arquiteto foi apresentado à equipe do consórcio MPD & Ankara UNILA, responsável pela execução da obra, que apresentou ao arquiteto a inclusão dos projetos em um programa de realidade virtual, o que permite identificar, de forma rápida e eficiente, possíveis ajustes de compatibilização de projetos.
Uma obra monumento
Por ser considerada uma obra monumento, as atualizações de projeto não podem alterar a ideia original elaborada por Oscar Niemeyer. É por isso que Valera, por ter trabalhado com o arquiteto em uma série de projetos desde a década de 70, incluindo o projeto original do campus da UNILA em 2008, atua para garantir que a infraestrutura seja acessível e adequada para a comunidade acadêmica, ao mesmo tempo em que preserva o selo de Niemeyer.
Para Gisele Ricobom, assistente do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, isso trará um impacto significativo não apenas para a educação, mas também para o turismo na cidade. “Este é um dos últimos projetos feitos pelo Niemeyer e possui um significado imenso para a educação da América Latina, além de potencial para ampliar o turismo em toda região da tríplice fronteira”.