Atividade foi promovida pelo Centro Acadêmico do curso

No último dia 18, estudantes e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Integração Latinoamericana (UNILA) visitaram o canteiro de obras do Campus Arandu. Promovida pelo Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo (CACAU), a visita integrou a programação especial da Semana Acadêmica do curso e proporcionou aos alunos o contato direto com a construção projetada por Oscar Niemeyer.
A estudante do quinto período e integrante do CACAU, Any Karine Araújo Niero, destacou que estar no canteiro de obras e visualizar o processo é uma oportunidade indescritível e extraordinária para o aprendizado prático. “A gente buscou muito essa visita para que os calouros tivessem essa primeira experiência em obra e fizessem parte de como está sendo a construção do lugar em que eles vão estudar”, revela.
Para o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNILA, Lúcio Freitas, levar os estudantes ao local vai muito além da sala de aula e representa a concretização da sede da universidade. “É uma sensação indescritível para nós, professores, e para eles. Quase todos que vieram aqui hoje vão vivenciar essa obra já na sua funcionalidade enquanto universidade”, destaca.

O professor também ressaltou a conexão da atividade com o restante da programação. “Essa visita técnica é uma sequência da palestra que tivemos com o arquiteto Jair Valera, que trabalhou nos últimos 40 anos com o Oscar Niemeyer e é o arquiteto que está tocando as readequações da obra. É uma sequência lógica de entendimento de um projeto de uma envergadura e representatividade difíceis de mensurar”, explica.
A visita foi conduzida pela equipe técnica do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), no âmbito do programa de visitação da obra, que recebe a comunidade acadêmica para explicar o andamento do projeto.
Após o grupo caminhar quase cinco quilômetros pelo terreno, a dimensão e o formato do projeto surpreenderam os alunos ingressantes que tiveram seu primeiro contato técnico com a construção. A estudante do primeiro semestre Manuela Rocha, relata sua experiência durante a visita. “Parece que, olhando de longe, é pequeno, mas quando vocês veem aqui dentro, é uma dimensão enorme”, conta.

O distanciamento da estética tradicional também foi um ponto de atenção, a caloura Teresita de Jesus Ferreira detalha os pontos arquitetônicos que mais a chamaram atenção durante a visita. “Geralmente, a gente pensa em universidade com blocos separados, e aqui é tudo bem integrado. Temos o bloco em formato de bumerangue e a biblioteca circular. É algo diferente do cotidiano, com uma fluidez que dá uma alegria diferente em visitar”, enfatiza.


