Atividade integrou a programação da 7ª SIEPE, que recebeu cerca de 1,5 mil estudantes da região

Pelo segundo ano seguido, o Campus Arandu marcou presença na Mostra de Cursos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), realizada nos dias 12 e 13 de novembro como parte da 7ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE). O evento reuniu cerca de 1,5 mil estudantes de colégios públicos e privados de Foz do Iguaçu e de outras cidades da região, que puderam conhecer de perto as iniciativas acadêmicas e de extensão da Universidade.
Em sua sétima edição, a Mostra de Cursos foi realizada pela primeira vez no Campus Integração, reunindo alunos, professores, coordenadores e diferentes equipes envolvidas na organização dos cursos e projetos. A mudança de local marcou um momento importante de aproximação entre a UNILA e os estudantes da região, oferecendo um ambiente mais amplo e interativo para a troca de experiências e o conhecimento das possibilidades acadêmicas.
“A experiência de passar pelo espaço do Campus Arandu foi incrível, foi muito bom conhecer a equipe e como está sendo o processo de retomada das obras. Ficamos muito felizes”, destacou Letícia da Silva, aluna do 4º semestre do curso de Administração Pública e Políticas Públicas da UNILA.
No espaço dedicado ao Campus Arandu, os visitantes tiveram acesso a uma experiência imersiva de visualização em 360º com óculos de realidade virtual da maquete 3D do novo campus, permitindo que os alunos se visualizassem dentro da futura estrutura projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer para impulsionar o ensino, a pesquisa e a integração regional. Além disso, os visitantes também participaram de gincanas interativas e conheceram os cinco projetos de extensão que estão em desenvolvimento no canteiro de obras do novo campus, que abordam temas como infraestrutura, gênero e diversidade, e comunicação.

Uma das atividades desenvolvidas através da parceria entre UNOPS, UNILA e Itaipu Binacional para a viabilização dos projetos de extensão foi a exposição de uma maquete física e tátil do Campus Arandu, onde os visitantes puderam deixar mensagens respondendo ao convite “a UNILA que queremos”. A maquete reuniu desejos, expectativas e percepções não apenas de estudantes da UNILA, mas também de professores, servidores e estudantes do ensino médio que pretendem estudar na universidade, ampliando o diálogo com a comunidade.


